quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A síndrome do imediatismo

Com a evolução da tecnologia, e principalmente dos meios de comunicação, cada vez mais as pessoas necessitam da rapidez do conhecimento, da interação, e das informações.

O individualismo e o imediatismo são as síndromes que atacam a todos nos tempos modernos.


A ansiedade do ser humano é tanta, que ninguém mais pode esperar, sem ser sujeito a fazer o necessário para completar o seu desejo e sua gratificação imediata.

São apenas segundos que se passam, até uma notícia de algo que ocorreu no outro lado do mundo chegar á qualquer meio de comunicação presente; E querem a maior rapidez para a entrega e encomenda de cartas. O imediatismo sempre foi presente, e só se foi evoluindo ao passar dos anos, e seu principal causador foi a evolução da tecnologia. As pessoas sabem que podem ver, saber, sentir tal coisa com rapidez, pois confiam na tecnologia, e ainda têm boas expectativas para o futuro.
É como uma corrida de fórmula 1... A rapidez, o raciocínio, a ansiedade.

Essa síndrome não abalou apenas o cotidiano das pessoas. O cinema foi afetado. O cinema? Mas como? As pessoas têm ânsia para assistir algum filme?

Não. O que acontece, é que é tudo tão estúpido que a maioria de nós não aguenta mais assistir a cenas de filmes onde nada acontece. Eles querem ação, cenas rápidas. Não querem mais ver um casal conversando em uma cena longa, ou apreciar uma paisagem desconhecida. Com isso, Hollywood fatura, enquanto o cinema francês, brasileiro e outros, são desvalorizados.

O imediatismo, e o individualismo - do qual eu falarei depois -, são o caráter de um país capitalista, onde cada ser humano individualista, afetado pelo imediatismo, faz loucuras para ter o que quer, em pouco tempo.
P.s. Mas é claro que se um tornado ou tsunami atacar a minha cidade eu vou querer saber em segundos, haha.


4 comentários:

Gabriela Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Coelho disse...

o brasil e a frança tb são capitalistas !

Leonardo Falcão disse...

eu sei ! rs
mas o tipo de filmes que eles produzem são direcionados a outros estilos ;)

Manuela Reaes disse...

e acho isso muito relativo.
a gnt vive na idade do conhecimento, sendo assim, os que têm o raciocínio mais imediato e rápido se dão melhor que os outros. Tô adorando os seu cometários do blog, Leo (: